toz
entre nós
outubro/2008
TOZ transformou, de muro em muro, a cara da cidade.
NINA, SHIMU E BEBÊ IDOSO, personagens de sua invenção, ganharam cores, formas e cenários para se espalhar pelo Rio de Janeiro em progressão geométrica. Difícil acreditar que uma única pessoa seja capaz de pintar tanto, em tantos lugares e em tão pouco tempo.
Existe uma explicação: Tomaz é artista compulsivo. No seu dia a dia, todo material serve e tudo é permitido. Em sua casa usa papel, papelão, caneta posca, tinta acrílica, tela, jornal, foto, colagem, massinha e computador. Na rua elege um muro no jardim botânico, um trem na Zona Norte, uma parede no Morro da Providência e faz deles suas telas. A tal "cidade partida" ganha unidade e sentido na perspectiva dos seus personagens. Toz se apropria da cidade que escolheu e se orgulha de repetir que ela é sua maior referência.
“Entre Nós” é mais um motivo que TOZ criou para dar vida aos seus personagens. E não poderia ser em um lugar melhor: logo ali, onde Ipanema se encontra com Copacabana, a uma quadra da praia, na centenária Avenida Atlântica.