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ARTHUR ARNOLD

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MASSAS
Curadoria: Isabel Sanson Portella
setembro/2018

O fenômeno das massas é bastante complexo e instigante. Seus vários aspectos foram estudados ao longo dos anos, numa tentativa de decifrar as razões mais profundas dessas manifestações da humanidade. Somente na massa é possível ao homem libertar-se do temor do contato com o outro. Na massa ideal todos são iguais, os corpos comprimidos são um só e não existe o indivíduo com diferenças próprias. Arthur Arnold, ao pesquisar a abstração e o inconsciente coletivo, também se voltou para o tema das massas humanas. Interessa-se pela identidade de grupo que dilui a individualidade, pelo comportamento do homem que se reúne em multidões por motivos diversos formando um gigantesco bloco com um comportamento único.

 

Com espatuladas empastadas, raspadas e algumas pinceladas pontuais Arthur transforma indivíduos em tinta. Seus trabalhos refletem as pesquisas feitas, e neles as figuras surgem dissolvidas na multidão de formas humanas sem identidade. Em algumas telas podemos ver rostos, braços levantados, corpos colados sugerindo movimento e conclamação. Mas aos poucos, em outras obras, a figura se dilui e o que predomina é a massa. A cor é um elemento forte e até quando o branco é utilizado mostra seu vigor e propósito. 

 

Arthur tem sua produção voltada para a pintura e para uma reflexão sobre como essa escolha se relaciona com suas pesquisas, seu modo de entender e sentir o mundo atual. Tudo aquilo que o interessa, suas idéias e escolhas, está refletido nas obras propiciando uma convocação a novos diálogos. As abstrações propõem uma abertura, uma mudança que vai se incorporando às formas, num processo vivo em que as cores têm voz mais alta.

 

Ao abrir mão da figura o artista procura uma nova maneira de construção, incluindo não mais o registro, mas a dúvida. E nesse momento as perguntas vão ser respondidas na medida em que despertarem alguma coisa a mais no espectador. A arte contemporânea muito se interessa por esses questionamentos e abraça todas as respostas.

 

Isabel Sanson Portella

curadora

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